segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Um baile de acolhida

Dona Miruca e Seu Martins Bernardo abrem a pousada para os visitantes! 

Geovane Máximo, estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi a Santarém Novo pela primeira vez durante Festival de Carimbó do no ano passado. Ele participava da organização de um evento de bandas de rock na cidade. Após alguns dias,  e algumas idas ao barracão da Irmandade de São Benedito, porém, o ritmo do carimbó já havia feito a sua cabeça e a de seus companheiros. Resultado: cinco dias se passaram e, mesmo com a grana curta, ele foi recebido e acolhido pelos moradores como um familiar ou um amigo de muitos anos.

Assim é a povo de Santarém Novo. Durante a programação do 13º Fest Rimbó, novamente o município receberá, com muita disposição, todos aqueles que vêm de suas cidades conhecer a cultura do Carimbó. Lugar pra ficar é o que não vai faltar. A “Pousada Martins”, por exemplo, administrada por dona Miruca e seu Martins Bernardo, dispõe de nove quartos que podem ser reservados pela internet. “Tudo começou há mais ou menos vinte anos. A gente tinha alguns quartos vagos e vimos que podíamos alugar para as pessoas de fora que vinham trabalhar”, lembra Seu Martins. A casa também oferece café da manhã aos hóspedes.

Um diferencial de hospedar-se em Santarém Novo é o fato de todas as pessoas estarem envolvidas, direta ou indiretamente, com a Festividade do Carimbó. Dona Miruca conta que foi uma exímia dançarina do ritmo e que, hoje, os seus netos, como o Pedro Afonso, de cinco anos, fazem questão de participar da festa. “Ele sempre dança com as meninas e me cobra: ‘Vovó, cadê meu paletó?”. Para quem não sabe, segundo a tradição da cidade, os homens devem dançar sempre de paletó e sapato social; e as mulheres, saia longa e blusa abaixo do ombro.

Para fazer as refeições diárias, o viajante pode recorrer às casas de cozinheiras conhecidas, como a dona Teodorina, líder do grupo de carimbó mirim “Nova Geração”, ou ao cardápio de restaurantes como o “Encontro dos amigos”, onde os pratos são preparados especialmente para o recebimento de turistas. Outro lugar que vale lembrar é o bar em frente à casa do mestre Ticó, cantor e compositor do grupo “Os Quentes da Madrugada”. Lá, além de beber cerveja gelada e “gengibirra”, os grupos se encontram para rever os amigos e continuar o batuque.

Este ano, a organização prepara uma estrutura de camping, onde você vai poder armar sua barraca, tomar banho e descansar depois de altas nas madrugadas do festival do Santarém Novo.

Aos mochileiros experimentados, a organização prepara ainda a disponibilização de escolas para alojamento. Então, arrume sua mala e venha sem medo. E não esqueça de contribuir com o financiamento coletivo no site Kikant ( http://www.kickante.com.br/campanhas/festival-de-carimbo-de-santarem-novo-fest-rimbo-0). Os mestres contam com você.

Nenhum comentário: