segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Conheça o município de Santarém Novo e a Festa de São Benedito

A praça principal de Santarém Novo e suas cores à beira do Rio Maracanã

“Olha, me desculpem, mas Santarém Novo é o lugar número um do carimbó”. Dona Miruca, proprietária da “Pousada Martins”, uma das três da cidade, não sorri quando diz a frase. Seu tom de voz é agudo e direto. A seriedade vem de quem nasceu e cresceu ao som dos curimbós e “reques”, e sempre esteve envolvida com o batuque. Em Santarém Novo, carimbó é coisa muito séria. Além de movimentar economicamente a cidade no mês de dezembro, o ritmo está ligado a uma fé centenária: a devoção a São Benedito.

O "Festival de Carimbó de Santarém Novo" deste ano ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de dezembro. Após seu término, a programação continuará com a centenária Festividade de Carimbó de São Benedito, em homenagem ao Santo Preto, que inicia no dia 20 e vai até o dia 31 de dezembro. “Aqui, quase ninguém faz festa de fim de ano porque as pessoas não vão. Está todo mundo no barracão do carimbó”, explica Isaac Loureiro, ativista cultural, pesquisador e presidente da Irmandade do Carimbó de São Benedito.

Segundo ele, a festa tradicional obedece a vários rituais. Tudo se inicia com a Alvorada, que é o momento em que, a partir das cinco da manhã, os tocadores se dirigem à casa do festeiro ou festeira para acordá-lo e receber as ofertas que consistem em comidas: carne de porco, peixe e bebidas como a tradicional “gengibirra”. O festeiro é o membro da irmandade sorteado para homenagear São Benedito com a festa, que na maioria das vezes consiste também no pagamento de uma promessa. À noite, o batuque segue para o barracão e vai até às quatro da manhã.

Dona Teodorina Loureiro, cozinheira e vendedora de produtos variados, lembra bem quando seu neto Pedro nasceu prematuramente, com alguns problemas de saúde. “Minha filha se agarrou com São Benedito e disse que o menino era afilhado dele. Hoje meu neto está aí, forte, com dois anos, e toca todos os instrumentos do carimbó. Eu quero que tu vejas”, conta.

Pra conhecer mais da cultura do município e das histórias dos seus habitantes, pegue um ônibus ou uma van, ou mesmo aquela carona esperta, e venha ver de perto a programação do 13º Festirimbó. Traga muita animação e energia para aguentar o batuque, viu? O povo ali gosta de uma festa. E que São Benedito lhe abençoe.

Não esqueça de contribuir com o financiamento coletivo do Festival no site Kikant. ( http://www.kickante.com.br/campanhas/festival-de-carimbo-de-santarem-novo-fest-rimbo-0)

Nenhum comentário: