quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Festival de Carimbó de Santarém Novo chega à sua 13ª edição


O Grupo Os Quentes da Madrugada, de Santarém Novo, aguarda sua presença e colaboração

O ano de 2002 é um ano marcante. Não é preciso forçar tanto a mente para que lembranças venham à tona e nos transportem no tempo. No Oriente Médio, começava a invasão americana ao Afeganistão. No Japão, a Seleção Brasileira conquistava o quinto título da Copa do Mundo de Futebol!
Já em Santarém Novo, município do nordeste paraense localizado às margens do rio Maracanã, um novo ciclo histórico era iniciado, no qual os tambores dos mestres populares e a luta pela defesa da cultura do carimbó, finalmente, assumiriam as rédeas de sua própria trajetória. Nascia o Festival de Carimbó de Santarém Novo, conhecido como "Fest Rimbó", um território de festas e instrumento de reivindicação social.
O festival foi criado a partir de um fórum de entidades comunitárias do município, que discutiam estratégias para o desenvolvimento local. O carimbó foi um viés pelo qual podia se promover o desenvolvimento econômico e social e, ao mesmo tempo, cultural.
Em 2015, o festival chega à sua 13ª edição. Durante os dias 18, 19 e 20 de dezembro serão reafirmados seus compromissos com a promoção dos profissionais da cidade, sejam eles músicos, artesãos, compositores, costureiras e cozinheiras, e seguirá fomentando o debate político sobre ações de salvaguarda dos saberes da cultura popular. Foi durante o festival, no ano de 2005, que nasceu a Campanha do Carimbó, movimento cultural e político protagonizado por mestres, grupos e comunidades do Pará, responsável pela luta para registrar o carimbó como patrimônio cultural imaterial do Brasil, objetivo conquistado e celebrado no dia 11 de setembro de 2014. Naquele ano, a diversão se unia à discussão.
A edição deste ano traz novidades. Para que a programação do evento ocorra tranquilamente, a organização do evento, que é feita pela Irmandade de Carimbó de São Benedito, convoca a todos a não ser apenas visitantes e tornarem-se também parceiros. Como fazer isso? Ora, é só participar da vaquinha virtual no site Kikant (http://www.kickante.com.br/campanhas/festival-de-carimbo-de-santarem-novo-fest-rimbo-0). Por meio do financiamento coletivo, você contribuirá para que o ciclo iniciado em 2002 ainda não vire apenas história. E, sim, siga escrevendo novos começos.

Nenhum comentário: