sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Como nasce uma cidade

Conheça os caminhos dessa história

Há muitos caminhos para que uma cidade torne-se o que é. A você, viajante, que já está preparado para encarar os três dias de música e dança do 13º Festival de Carimbó de Santarém Novo, chegou a hora de entender um pouco dos trajetos da história de Santarém Novo. Antes que você pergunte, nós já lhe adiantamos. Não, ela não foi fundada em referência à Santarém localizada às margens do rio Tapajós. E nem é tão nova quanto indicam certos documentos.

O rio que alimenta a cidade de peixes como dourada e piramutaba é o Maracanã. Foi através dele que, no ano de 1653, período da chegada do padre Antônio Vieira ao então governo-geral do Maranhão e Grão-Pará, foi instalada uma missão religiosa (lê-se: ação de dominação europeia) no local onde encontrava-se a etnia dos Maracanã. Ali, também viria a ser fundado o município de mesmo nome.

O povoamento, segundo historiadores, expandiu-se rapidamente. No ano de 1700, já havia ganhado o status de freguesia, que podemos entender hoje como um grau semelhante ao de município, com certa importância política e econômica. Então, em 1758, paralelo à expulsão dos jesuítas no Brasil, liderada pelo Marquês de Pombal, é erigida a vila de Cintra, que incluía o que hoje se conhece como os municípios de Maracanã, Marapanim, Salinópolis, Santarém Novo e uma parte de Igarapé-açu.

A então vila de Santarém Novo, no dia 12 de agosto de 1890, é elevado à categoria de município, sendo sede de uma vasta intendência. No entanto, com o surgimento de uma nova dinâmica social, provocada pelo advento da estrada de ferro, em 1906 é extinto e seu território anexado à Maracanã. Foi somente no dia 29 de dezembro de 1961, através da Lei nº 2.460, quando Aurélio do Carmo era governador do Pará, que Santarém Novo foi, finalmente, reconduzido à categoria de município. Viu só? Considerando a data de 1890, já são 125 anos como município!

Como chegar

De Belém a Santarém Novo são apenas 180 km, saindo pela rodovia BR-316 até o trevo da Vila Nova (passando pelo município de Santa Maria do Pará) e seguindo pela rodovia de Salinópolis (PA-324) até o trevo da entrada do município, na Vila de Pau-Amarelo (PA-124).

Você já sabe, mas não custa nada lembrar. Para contribuir com o financiamento coletivo do 13º Fest Rimbó, basta participar da vaquinha online no site Kikant ( http://www.kickante.com.br/campanhas/festival-de-carimbo-de-santarem-novo-fest-rimbo-

Nenhum comentário: