Santarém Novo é uma terra de gente alegre e acolhedora, com tradições culturais encantadoras e originalíssimas e um ambiente de muitas belezas naturais. Fundada às margens do Rio Maracanã em meados do século 18, a cidade ainda guarda boa parte da herança ancestral dos indígenas, negros e europeus que a criaram.
O Carimbó de Santarém Novo é uma dessas tradições, apresentando características peculiares que o destacam de outras expressões do Pará. É aqui onde acontece todos os anos, no período de 21 a 31 de dezembro, a FESTIVIDADE DE CARIMBÓ DE SÃO BENEDITO, uma festa popular que vem sendo realizada ininterruptamente há mais de cem anos pela Irmandade de Carimbó de São Benedito. É aqui onde se dança carimbó de paletó e gravata em onze noites de festa, com direito a batida de gengibirra, café com beiju-chica e almoço por conta do festeiro de cada noite. É aqui onde a devoção popular a São Benedito une a reza da ladainha com o baque dos tambores e as danças centenárias.
Por conta da força e originalidade desta tradição, profundamente enraizada na história e cultura de seu povo, o Carimbó de Santarém Novo atraiu o interesse de músicos e pesquisadores de cultura popular tradicional do Pará e de outras partes do país, como o Núcleo Maracá e o Grupo A Barca (São Paulo), adquirindo uma visibilidade regional e nacional.
Quando dezembro chegar, venha você também conhecer Santarém Novo, nosso povo e nossa cultura.
Como chegar?
De Belém a Santarém Novo são apenas 180 km, saindo pela rodovia BR-316 até o trevo da Vila Nova (passando Santa Maria do Pará) e seguindo pela rodovia de Salinópolis (PA-324) até o trevo da entrada do município, na Vila de Pau-Amarelo (PA-124).

Onde ficar?
Pousada 3 Corações – Rua 14 de março, s/nº, Bairro da Liberdade – Fone (91) 9636-5845
Pousada Martins - Tv. Lauro Sodré, Centro – Fone (91) 3484-1143.
Pousada Rogerão – Tv. Lauro Sodré esquina c/ Rua 1º de Maio, Centro.
Os alojamentos gratuitos estão disponíveis para grupos e demais participantes, desde que solicitados com antecedência junto à coordenação. Nesse tipo de alojamento cada participante deverá trazer colchonete ou rede com cordas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário