quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

CARIMBÓ PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO: NÓS QUEREMOS


“Vamos levar nossa cultura, mostrar para o mundo inteiro
Carimbó é paraense, patrimônio brasileiro...”
(trecho de música composta por Mestre Rildo, de Curuçá)

Foi na pequena cidade de Santarém Novo, na antiga região do Salgado, que nasceu a idéia de registrar o Carimbó como Patrimônio Imaterial do Brasil. Isso aconteceu em dezembro de 2005 a partir do diálogo estabelecido entre a Irmandade de Carimbó de São Benedito, centenária organização cultural da comunidade, e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), durante o 4º FEST RIMBÓ – Festival de Carimbó de Santarém Novo, evento que desde 2002 vinha promovendo a valorização do Carimbó na região do nordeste paraense.

Foi nesse espaço que o IPHAN apresentou à Irmandade e aos grupos presentes o Programa Nacional de Patrimônio Imaterial, falando sobre o processo de registro e abrindo assim a possibilidade de tornar o Carimbó patrimônio imaterial da cultura brasileira, a exemplo do Samba de Roda da Bahia e do Jongo do Sudeste. Assumindo essa proposta, a Irmandade os grupos de carimbó reunidos dão início à mobilização para viabilizar esse registro, o que levou à organização da Campanha “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro” nesse mesmo festival em dezembro de 2006, e à formalização do pedido de registro junto ao IPHAN em fevereiro de 2008.

O pedido oficial de registro foi articulado pela Irmandade de Carimbó de São Benedito de Santarém Novo e subscrito também pelas associações culturais Raízes da Terra, Japiim e Uirapuru, estas três do município de Marapanim. Em janeiro de 2009, após a aprovação desse pedido, o IPHAN-PA deu início ao Inventário de Referências Culturais do Carimbó, uma ampla pesquisa que irá levantar todas as informações necessárias ao registro como patrimônio imaterial. O inventário está sendo feito em várias regiões do Pará onde o Carimbó existe como referência cultural profunda e verdadeira, envolvendo dezenas de municípios.
Enquanto a pesquisa acontece, a Campanha segue realizando diversas atividades como seminários, oficinas, encontros de mestres, festivais e mostras regionais de carimbó, caminhadas e cortejos culturais, rodas de Carimbó e outras ações em todo o território nacional, buscando mobilizar a sociedade e tecer alianças com comunidades tradicionais, movimentos culturais, instituições públicas, ong’s e todos que reconhecem a importância da cultura de nosso povo.

Hoje a campanha é organizada por grupos, entidades e movimentos culturais de vários municípios paraenses, contando com o apoio do Ministério da Cultura, IPHAN, do Governo do Estado através da SECULT, Fundação Curro Velho, IAP, Rádio e TV Cultura, do SESC Pará e outras instituições.

Para entrar em contato conosco, acesse nosso blog: http://www.campanhacarimbo.blogspot.com/
Nosso e-mail: carimbopatrimonioculturalBR@gmail.com

Nenhum comentário: