terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Grupos de Teatro vão aos quintais de Santarém Novo

Teve Teatro em Santarém Novo!

Em Santarém Novo, município do nordeste paraense, o mês de dezembro é um mês especial. É quando o barracão da Irmandade de São Benedito, santo de devoção do lugar, recebe grupos de carimbó de todo o Estado do Pará para trocas de vivências e momentos de celebração no Festival de Carimbó de Santarém Novo- Festrimbó. Este ano, além do barracão, os quintais das casas do município também foram alvo de uma programação especial: O teatro de quintal.

Isaac Loureiro, membro da organização do festival, explica que a principal inspiração para o surgimento da ideia veio de um grupo de Brasília, o grupo do Seu Estrelo. “Lá eles utilizam terreiros para suas apresentações. Vi que aqui nós poderíamos utilizar os quintais para envolver os moradores”. Segundo Isaac, o intuito é fazer uma programação todos os anos que abarque um público que não vai para o barracão do carimbó. “É importante oferecer atividades paralelas”, completa.

A “turma do teatro”, como diz Isaac, veio para o Festrimbó no ano de 2014, representada pelo grupo “Causo e Cia”. Naquele ano, foram desenvolvidas contações de histórias e performances em cortejos pela cidade. A atividade foi bem sucedida, segundo a organização, pois jovens e crianças se envolveram com o trabalho dos artistas.

Para o ano de 2015, a coordenação do festival viu que era possível ampliar o número de apresentações, então fez a proposta aos parceiros para a realização da I Mostra de Teatro de Quintal. Além do “Causo e Cia”, vieram à cidade os grupos In Bust Teatro com Bonecos, Cia. Sorteio de Histórias e os atores Nanan Falcão e Lucas Azevedo, todos dentro do projeto Casarão Roda, do Casarão de Bonecos, espaço em Belém que agrega vários grupos e coletivos teatrais.

As contações de história e performances apresentadas foram: “Histórias do Rio-mar”, da Causo e Cia, “O príncipe Celestino, a lavadeira Anabela, e o sapo que não lava o pé”, de Paulo Ricardo Nascimento, “Quirck, para crianças e pessoas com coração de criança”, de Pedro Olaia, “Sorteio de contos: a história do aluno e seu professor”, da Cia. Sorteio de Contos, “O conto dos três irmãos”, de Nanan Falcão e Lucas Alberto, e “A gira dos Vagalumes”, do Projeto Vertigem.

O resultado foi considerado excelente pela comunidade e pelos artistas. O público adorou a novidade do teatro ali debaixo da árvore, no quintal mesmo, e no chão do barracão da Irmandade, onde dezenas de crianças assistiam tudo com olhinhos brilhando de encantamento e alegria. Um momento realmente lindo, de muita generosidade de ambas as partes, artistas e público.

Pra 2016 a Mostra de Teatro de Quintal já está na agenda do festival, com possibilidade inclusive de circular por outras comunidades carimbozeiras paraenses. Vamos esperar as novidades...

Nenhum comentário: